domingo, maio 20, 2007

VIVA A ALEMANHA!

A exclamação do título não é um erro metodológico e nem um símbolo ocidental que exprime exagero. É um caracter que demonstra com complexidade e ao mesmo tempo simplicidade a minha alegria ao assistir as criações do cinema alemão.
Toda essa introdução é somente para recomendar com muita alegria três obras primas da direção alemã.
Há algum tempo assisti pela primeira vez Adeus Lênin! Escolhi este através da sinopse do DVD, depois de lê-la dei um sorriso e pensei, é este que eu levo.
Sem decepção alguma, vi ele do inicio ao fim, ate meu irmão que assistia Gordo Freek Show na TV parou para assistira e amou, como eu.
Depois parti para A Queda! As últimas horas de Hitler. Este então, mais seco e mais duro, em conseqüência, mais triste. A guerra mostrada com muita crueldade, como todos os filmes que já tinha assistido. Porém mostrada de uma ótica diferente.
Senti mais indignação do que o normal, pelo simples fato da loucura que não é freada por ninguém, mesmo os mais conscientes.
Pra arrematar, mais um. The Edukators, absurdamente bom. Três jovens, um ideal, um triangulo amoroso, algo dá errado, parece comum, mas é surpreendente, fora a trilha sonora que é uma obra.
De certa forma estes três filmes partem do mesmo principio: a ideologia como principio norteador de suas atitudes e ações. Todas parecem corretas vistas pela ótica de quem idealiza, mas todas são controversas.
O primeiro dá vontade de ver várias vezes, os outros dois uma vez só basta. O primeiro é bom para ser visto de uma só vez, os outros precisam de intervalo.
A Queda! Choca, Adeus Lênin! Alegra e The Edukators, conforta. Talvez eu devesse trocar a ordem, mas acho que eles surtem o devido efeito a que se propõem.

Nenhum comentário: